3 dicas para ter uma horta em casa ou apartamento

Provavelmente você já ouviu falar que se alimentar de produtos orgânicos é uma forma saudável de compor a sua alimentação no dia a dia, pois esses alimentos são livres de agrotóxicos, que são substâncias químicas usadas para controlar a produção, e principalmente livrá-la de pragas e outros animais. 

Se alimentar apenas de produtos orgânicos não é tão fácil como parece, pois esses produtos costumam ser mais caros que os que estamos acostumados a consumir no dia a dia pelo simples fato de eles não serem produzidos em larga escala.

O distanciamento da cozinha nos levou a uma rotina alimentar cada vez mais industrializada e artificial, temperada com todas essas substâncias que são prejudiciais à nossa saúde. Temos sentido os efeitos negativos dessa substituição e é por isso que estamos resgatando o hábito do fazer caseiro e até mesmo tentar plantar alguns alimentos em casa ou apartamento, como é o caso de uma horta. 

Plantar o próprio alimento e ter sua própria horta em casa, além de contribuir para hábitos alimentares mais saudáveis, nos coloca em contato com nossas raízes e pode até ser uma terapia para algumas pessoas, trazendo um pouco de contato com a natureza no seu dia a dia. 

Preparamos este post com passos simples que vão te ajudar a construir uma horta em casa ou apartamento, confira:

 1 – Preparando o terreno ou  vaso

Primeiramente, prepare o lugar que receberá sua nova horta. Escolha um espaço que obtenha sol durante boa parte do dia, mas que não seja em excesso para não “torrar” as suas plantas.  Você pode começar só com um viveiro, utilizando copinhas (de preferência reciclados) para germinar suas sementes ou mudas. Se preferir ir direto para o vaso ou chão, também dá certo – mas, neste, é preciso fazer camadas. Coloque argila expandida, cubra com areia e, por último, jogue a terra, coloque também algum adubo orgânico, como por exemplo húmus de minhoca para enriquecer o solo. Se você escolher plantar em vasos tome cuidado com a profundidade do vaso escolhido. Ela deve estar de acordo com o tamanho das hortaliças que serão plantadas para que elas tenham espaço suficiente para crescer. 

2 – Escolha os alimentas que mais combinam com você

É importante escolher os alimentos que você mais gosta de consumir e aqueles que você julga serem essenciais nos preparos das suas receitas favoritas. Uma dica é começar com hortaliças mais simples até que você adquira mais experiência com esse tipo de plantio. Você pode comprar sementes em lojas especializadas ou até mesmo aproveitar os restos de alimentos. Sabe aquele alimento que você não usa as sementes? Você pode pegar as mesmas, deixar secando na sombra e utilizá-las para plantar. Demais, né? Se você quiser aproveitar as raízes de alguns alimentos, como por exemplo a cebolinha, pode ir em frente que dá super certo!

3 – Cuidados com a adubação e rega da horta

É importante que pelo menos uma vez ao mês você se preocupe em nutrir o terreno da sua horta. Isso porque à medida que as plantas crescem elas vão precisando de mais nutrientes para se manterem bonitas e saudáveis, e no caso das frutíferas, você tenha uma boa colheita. Uma vez por mês adicione adubo ao solo da sua horta, ele pode ser líquido ou sólido. Você pode adquiri-los em uma loja especializada ou até mesmo produzir em casa com a ajuda de uma composteira ou triturando restos de alguns alimentos que são ricos em nutrientes. 

A frequência de rega da sua horta dependerá do tamanho do vaso, tipo de solo e quantidade de sol que ela recebe diariamente. Observe o solo com a ajuda de um palito para verificar se ele está muito seco ou começando a ficar. Espete o palito no solo, se boa parte dele sair seco, é sinal que suas plantas precisam de água. Regue sem exageros, pois regar demais pode matar as suas plantas apodrecendo o solo e atrair pragas, o que pode ser o fim das suas plantas. 

Agora que você já tem as 3 principais dicas para ter um horta de qualidade na sua casa ou apartamento, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra.  Depois de criar a sua horta, compartilha com a gente em nosso Instagram @estiloimobiliaria, será um prazer mostrar para nossos seguidores a sua hortinha querida <3

Talvez você também goste