Planejada para ser a capital do Tocantins, Palmas foi criada em 20 de maio de 1989 (pouco tempo depois da criação do Estado) e instalada em 1º de janeiro de 1990, após a transferência da capital provisória, Miracema.
A capital do Tocantins foi planejada para ter um milhão e meio de habitantes, mas atualmente tem apenas cerca de 280 mil. Com uma população muito abaixo do esperado, a cidade tem imensas áreas vazias e se encontra em processo de expansão.
Preparamos este post para te mostrar que em Palmas até também lugares legais para visitar! Confira:
PRAÇA DOS GIRASSÓIS

Ela possui 571 mil metros quadrados, e é a maior da América latina e a segunda maior praça urbana do mundo, sendo superada apenas pela Praça Merdeka, que fica em Jacarta, na Indonésia. Ela começou a ser construída em 18 de outubro de 1999 e contou com mais de 800 trabalhadores envolvidos no projeto para erguer o cartão postal da capital Palmas.
Aqui estão os prédios públicos mais importantes da cidade. Você vê o Palácio Araguaia, sede do governo estadual e vários monumentos que contam partes da história do Tocantins, como o Memorial Coluna Prestes. É um passeio com uma pega cultural e que vai te mostrar um pouco sobre a história da cidade.
Na Praça dos Girassóisi também estão o lugar da primeira missa celebrada no estado, depois de sua fundação em 1988 e um conjunto de esculturas que reverencia os pioneiros que povoaram e desenvolveram essas terras.
No chão da praça há também desenhos identificam as diversas tribos indígenas do tocantins
MEMORIAL COLUNA PRESTES

O Memorial Coluna Prestes é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que homenageia a passagem da Coluna Prestes pela região. Esse edifício foi Inaugurado em 2001 e a arquitetura carrega os inconfundíveis traços curvilíneos de Niemeyer. Possui um salão de exposições, auditório com 99 lugares, salas de vídeo e pesquisas, além de um acervo com documentos e objetos relacionados a esse movimento político. O acervo do Memorial é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família.
A rampa de acesso à entrada e a escultura de bronze tem cor vemelha representando o sangue derramado pela pátria. A forma de foice simboliza o comunismo defendido por Prestes. Para completar a parte externa do Memorial, há a escultura em bronze do “Cavaleiro da Luz”, representando Luiz Carlos Prestes. A escultura é uma obra criada pelo artista plástico Maurício Bentes e fica sobre um pedestal de concreto que está ligado à rampa e circundado por um espelho d’água que dá ainda mais charme para a construção.
Além do atrativo cultural, o local é ótimo para fazer exercícios como a corrida leve ou simplesmente fazer uma caminhada tomando um sol.
PRAIA DA GRACIOSA

A cidade está localizada bem longe do mar, mas ainda assim Palmas tem várias opções de praias (de água doce), mas a praia principal é a Praia da Graciosa, e sem dúvida, é uma parada obrigatória para quem estiver em Palmas. A praia possui uma extensa orla com uma ótima estrutura de banheiros, quadras de esportes, parques infantis, área de camping, posto policial, marina, além de bares e restaurantes, onde é possível comer o peixe bastante conhecido na região, o Tucunaré.
Sua localização é privilegiada e está bem próxima do centro da cidade, ao lado da Ponte Fernando Henrique Cardoso ou Ponte Amizade e da Integração, que foi construída entre 1998 e 2002. A praia possui 8km de extensão ficando entre as maiores do Brasil e também é um dos principais cartões postais de Palmas. É um lugar com bastante estrutura e que agrada diferentes públicos, você não pode perder!