É comprovado cientificamente que estar próximo à natureza pode nos proporcionar bem-estar. Ao longo da história, o ser humano encontrou uma forma de ficar próximo da natureza mesmo estando longe: trazendo as plantas para dentro de casa. Além de ajudar com a saúde, as plantas são excelentes opções decorativas para os ambientes.
Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre qual opção escolher para seu cultivo em ambientes fechados como salas, quartos, escritórios, consultórios, etc.
Preparamos esta matéria para te ajudar com algumas opções de plantas que não precisam de muito sol para viverem e que vão deixar a sua casa linda! Confira:
Orquídea

A orquídea é uma das plantas mais queridas pelas pessoas. Tanto para compra pessoal como para presenteá-la. São ótimas opções para ambientes internos, ela requer poucos cuidados. Sua espécie mais comum, a falenópsis, tem flores arredondadas com variações de cor entre o rosa, branco, amarelo e púrpura.
Como cuidar de orquídea requer pouca manutenção, você pode utilizá-la em vários cômodos da casa ou do apartamento. Muitos decoradores aproveitam o recurso de suas cores para dar vida e graça aos projetos internos e externos.
Uma dica: orquídea será melhor cultivada em um vaso de barro em comparação a um de plástico, pois são porosos e drenam melhor a água. Coloque-a em locais à meia-sombra com uma iluminação indireta.
Espada-de-São-Jorge

Esta é uma planta bem resistente, que pede pouca água e suporta bem ambientes com ar condicionado. Dotada de folhas cilíndricas, verticais e rígidas, elas costumam ter um visual bem ornamental para a decoração ambiente trazendo um visual linear.
A Espada-de-São-Jorge é bastante versátil, ela se adapta super bem em ambientes com pouco sol, mas também se dá bem quando exposta ao sol. O melhor de tudo: é uma planta super comum e você poderá encontrar uma muda em qualquer parte da cidade.
Antúrio

O antúrio possui folhas em formato de coração e suas flores podem ser de diversas cores, como vermelho, branco, verde, roxo ou rosa. Ele não precisa de sol direto para se desenvolver, basta manter o solo úmido e, em dias muito secos, borrifar água nas folhas.
O antúrio é uma planta de fácil trato, sendo muito indicada para jardineiros de primeira viagem. Ele se adapta bem tanto em ambientes internos, como nos externos e também convive bem com outras espécies.
Costela de Adão

A costela-de-adão é a opção perfeita para trazer um toque especial ao décor da sua casa. Ela é uma planta robusta e charmosa, o que traz bastante personalidade para o ambiente. A espécie é fácil de cuidar, se adapta bem aos ambientes internos e se desenvolve bem em vasos. Além disso, regá-la uma vez por semana já é suficiente para mantê-la saudável. Quando adulta a planta dá flor e até um fruto comestível.
A costela-de-adão é planta de meia-sombra, por isso é ideal para ambientes onde a incidência de raios solares seja indireta ou quase nula.
Zamioculca

A zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África. Por ser uma planta de menor porte — costumam não passar muito de 1 metro de altura — em seu ambiente natural, a planta costuma ficar debaixo da copa das árvores, o que significa que ela não gosta de sol direto.
Por requerer poucos cuidados, é indicada para pessoas que desejam ter uma bela decoração, mas que não têm muita disponibilidade de se dedicar à planta.
Gostou das dicas? Quer ver mais dicas como esta? Acesse nosso acervo de artigos aqui no blog.