A gastronomia tocantinense chama a atenção pela fantástica mistura de sabores, originária da influência das culinárias indígena, portuguesa, paulista, mineira e negra no território. O tempero local ainda é fortemente marcado pelo sabor dos peixes regionais dos Rios Araguaia e Tocantins. Descubra as delícias tradicionais e contemporâneas da capital.
Peixes dos Rios Araguaia e Tocantins
A área do Rio Tocantins e seu afluente Araguaia forma a maior e uma das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil. Nesse ambiente, uma grande diversidade de espécies pode ser encontrada. Algumas delas se tornaram o alimento mais básico e a fonte de sustento das famílias da região. Assim, passaram também a fazer parte da culinária mais tradicional do estado.
Dourado, Jaú, Pacu, Pirarucu e Tucunaré estão entre os prediletos na hora de preparar pratos memoráveis em Palmas, no Tocantins. É muito comum, nessa capital, que os peixes sejam assados na telha, enrolados em folha de bananeira ou grelhados em brasa.
Outra receita típica com as espécies é a peixada preparada com o peixe em posta, cheiro-verde, cenoura e leite de coco. Normalmente, na cidade de Palmas e região, o prato e as demais preparações com os animais de água doce são temperados apenas com alho e sal.

Pamonha de Palmas
Por ter formado um estado único com Goiás, até 1988, a culinária do Tocantins tem muitas refeições e temperos parecidos com as da cozinha goiana. Dentre eles, destacam-se receitas preparadas à base de milho verde, como o caldo de milho com frango, as pamonhas doce e salgada e o mingau “curau”.
Na cidade de Palmas, porém, uma iguaria típica inconfundível é a pamonha frita. Se você nunca ouviu falar, esse bolinho de milho é preparado com a massa da pamonha e depois passado em óleo quente. O resultado é uma casquinha crocante e um recheio cremoso, delicioso.
Pequi
Tal como as pamonhas, o pequi é um fruto muito utilizado nas preparações culinárias típicas de Goiás e que também se faz presente na gastronomia original do Tocantins.
Em Palmas, o ingrediente aparece em receitas tradicionais como a de arroz com pequi. Contudo, na dinâmica da capital, o sabor inconfundível do item ainda se mistura em lanches rápidos e combinações únicas.
Prove o saboroso pastel de frango com pequi. Outras iguarias como drinks e azeite de pequi podem ser encontradas em outras partes do estado que tem uma de suas cidades “batizada” com o nome do fruto amarelinho.
Biscoito “Amor-perfeito”
O “Amor-Perfeito” é um delicioso biscoito feito com polvilho, manteiga, açúcar, leite de coco e uma pitadinha de sal. Ele é assado em forno à lenha, tem um sabor delicado e formato de coroa. Tornou-se símbolo da gastronomia do Tocantins pela receita de família, passada entre gerações.
O sequilho é produzido em quase todo o estado de forma caseira ou em fábricas-casarões antigas com fornos adequados. Um lugar especial para encontrar a iguaria no Tocantins é na loja da Tia Naninha, na cidade de Natividade. O local está a cerca de 200 km de Palmas e é caminho para quem vai ou volta da capital até Brasília (DF).
Infelizmente, Ana Benedita conhecida como Tia Naninha veio a falecer no dia 14 de Abril deste ano. Mas, deixou um legado enorme e cheio de amor.
Gostou desse post? Ansioso para provar todas as nossas dicas gastronômica, confira mais em nossa seção Palmas.