Quem tem um animal de estimação sabe: eles são como membros da família e, tal como os bebês, fazem com que seja necessário tomar certos cuidados com a decoração da casa e algumas necessidades sejam atendidas.
Os pets são seres cheios de amor e fofura, capazes de nos arrancar um sorriso mesmo nos dias mais estressantes. Conviver com os animais de estimação em casa deixa a nossa vida mais divertida e leve, não é mesmo? Porém, como seres vivos com vontades e necessidades, eles precisam de alguns cuidados especiais.
De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE, os lares brasileiros possuem cerca de 140 milhões de pets.
Além de fornecer uma alimentação adequada, dar vacinas e levá-los periodicamente a consultas com o médico veterinário entre outros cuidados com a saúde, é preciso garantir que seu animalzinho terá um espaço próprio que seja seguro, que gere qualidade de vida para ele e que seja de fácil manutenção para você.
Os animais de estimação em casa podem causar alguns danos e essas aventuras vão de um sofá cheio de pelos a tapetes arranhados. Mas fique calmo! É super possível ter um animal de estimação e preservar suas mobília e na matéria de hoje separamos dicas para te ajudar com isso:
Escolha os móveis adequados
Os bichinhos de estimação adoram pular em cima da cama, sofá ou outros móveis. Devido a estas atitudes, os móveis podem quebrar, pois não tem resistência para essas ações dos pets dependendo do porte do animal.
Por isso, é importante estar atento e ter em casa os móveis compatíveis com as características dos seus bichinhos. Por exemplo, para quem tem um animal considerado grande, é bom ter um móvel mais resistente e sob medida, para aguentar os impactos dos possíveis saltos e não venha a quebrar. É muito comum com gatos, que gostam de transitar sobre os móveis da casa.
Escolha dos tecidos certos
Qual pet não gosta de um ambiente confortável, quentinho e com o cheiro do seu dono? Geralmente, as camas, estofados, tapetes e sofás são os locais prediletos deles.
É importante ter tecido adequado nos móveis dos ambientes onde os bichinhos ficam mais tempo, como por exemplo sofá ou cama.
Neste caso, evite tecidos com texturas que facilite os pelos dos pets ficarem grudados, ou aqueles que desfia facilmente. Por isso, é recomendado os de microfibra, poliéster e couro, que são lisos e de fácil limpeza. Além disso, capas e mantas são ótimas soluções para conservar o sofá da sua sala e seus estofados evitando o excesso de arranhões ou pêlos.
Prefira pisos resistentes:
Na hora de escolher o piso para casa, o primeiro ponto é analisar os espaços aos quais o animal terá acesso. Se ele ficará dentro e fora da residência, é importante atentar-se para pisos para área externa e interna.
Um dos melhores tipos de pisos para casas com cachorro e gato é o piso vinílico. Ele é indicado especialmente para áreas internas, é confortável para as patinhas dos animais e, como é fabricado a partir do vinil, pode ser usado um pouco de água na limpeza. Outros materiais como pisos laminados, de pedra ou cerâmica são mais fáceis de limpar e manter do que um revestimento de carpet.
Além disso, esses materiais são mais frescos em dias quentes, proporcionando um alívio para os nossos amigos peludos que sofrem com o calor.
Só tome cuidado para não optar por pisos de materiais muito escorregadios que podem dificultar a locomoção do seu amiguinho.
Proteja os itens mais frágeis
Aquele vaso herdado de alguém da família precisa estar muito bem protegido, assim como outros objetos de decoração que você trouxe de suas viagens preferidas. Afinal, se seu cão ficar feliz e movimentar a cauda ou se seu gatinho curioso resolver inspecionar o objeto, é possível que seus objetos se transformem em cacos em instantes.
Para poder exibir seus itens decorativos sem medo, a dica é deixá-los em armários fechados com portas de vidro resistentes. Em alguns casos, alguns itens podem ser presos aos móveis com adaptadores ou fita adesiva dupla face.
É super possível ter pets em casa e zelar pelos seus móveis. Organizando com jeitinho, tudo fica no seu devido lugar e a casa será repleta de amor proporcionado pelos animais. Gostou da dica? Acompanhe outras como estas aqui em nosso blog.