Financiamento ou consórcio: qual a melhor modalidade de aquisição de imóvel?

No Brasil, ter a casa própria é um sonho para 87% da população. Entre os mais jovens, entre 21 e 24 anos, esse percentual chega a 91%, e o percentual vai caindo até estacionar em 81%, entre aqueles na faixa etária de 60 anos ou mais. Além disso, o percentual de quem quer ter o imóvel próprio é maior entre a população nas classes D e E (92%), do que na classe A (70%), e nas classes B(80%) e C (88%). Os dados fazem parte de uma pesquisa sobre moradia e comportamento de proprietários e inquilinos, que ouviu mais de 3 mil  brasileiros de todas as regiões do país. Encomendado por uma empresa do ramo imobiliário, o estudo foi realizado em parceria com o Instituto Datafolha. 

Você sabia que o sonho da casa própria pode ser realizado várias vezes? Isso porque nossos objetivos de vida vão mudando ao longo dos anos. 

As necessidades mudam ao longo do tempo. Uma primeira casa ou apartamento pequeno pode ser ideal para quem está começando a vida, mas depois de alguns anos, após o aumento da família, talvez um imóvel maior seja um pouco mais confortável. 

 Algumas pessoas preferem comprar um imóvel à vista, mas é preciso avaliar alguns pontos: usar todo o dinheiro poupado de uma só vez, em alguns casos, pode não ser a melhor estratégia, já que o comprador pode ficar sem a sua reserva de emergência. Se você está procurando o melhor financiamento imobiliário, este artigo  é para você. Explicaremos como funciona cada modalidade para não ter erro na hora de fechar o contrato para que você faça a melhor escolha.

Financiamento bancário

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito oferecida pelos bancos para ser usada para fins imobiliários, como a aquisição de um apartamento. Ele costuma cobrir até 80% do valor total do imóvel e pode durar até 35 anos.

O pagamento do montante (chamado de saldo devedor) é feito de forma parcelada. O valor máximo dessas parcelas é baseado na sua renda comprovada e não costuma passar de 30% dela. 

Nessa modalidade, o banco libera uma linha de crédito para o cliente. É feita uma análise do perfil do comprador: a idade, a renda mensal e o valor do imóvel fazem parte da equação que vai decidir se você está apto para ter um financiamento ou não. 

 Esta modalidade é a mais comum no Brasil, principalmente para pessoas que têm a necessidade de adquirir um móvel para moradia imediata. Quer saber qual banco tem as melhores condições de financiamento e que cabem no seu bolso? Participe do “simulador de financiamento” com os especialistas da Estilo Imobiliária, clique aqui

Consórcio

Comprar um imóvel próprio à vista é o sonho de muitas pessoas, mas não é uma realidade para a maioria delas. Mesmo assim, fazer a compra de uma casa está muito mais perto do que você imagina, afinal, há outras formas de tornar esse sonho possível. Uma delas é fazer um consórcio imobiliário.

‍Nele, um grupo de interessados se junta para fazer o financiamento do imóvel, pagando parcelas mensais para uma administradora.

O consórcio é uma modalidade diferente de financiamento e é usado, muitas vezes, por quem não tem tanta pressa de estar com as chaves do imóvel em mãos. Mensalmente, por meio de um sorteio, algumas pessoas são contempladas com uma carta de crédito referente ao valor estipulado por aquele grupo. Além do sorteio, é possível fazer lances em dinheiro e ter mais chances de ser contemplado caso você venha a ter pressa para adquirir.

As regras do consórcio imobiliário são diferentes do financiamento bancário e podem ser mais atrativas. Para começar, não há incidência de juros nas parcelas, mas há taxa de administração paga para empresa. A outra diferença é que o consórcio não exige necessidade de comprovação de renda, o que facilita muito em alguns casos

É importante pesquisar empresas com credibilidade no mercado e com condições atrativas. Conte sempre com um profissional do setor imobiliário para te orientar quanto qual a melhor opção em imóvel e modalidades de compra. 

Se você precisa de uma ajuda de quem entende, entre em contato com o time de especialistas da Estilo Imobiliária, clique aqui. 

Talvez você também goste