Conquistar a casa própria é o sonho de boa parte dos brasileiros. Adquirir um imóvel requer muita organização e planejamento. Ao mesmo tempo que é preciso organizar as finanças, também é importante entender como funciona a compra de imóveis. Afinal, são muitas informações sobre financiamento, documentação, taxas, juros, entre outros detalhes que são imprescindíveis que você conheça para que faça um negócio seguro.
Quem está à procura de um imóvel à venda e verifica as possibilidades de pagamento acaba se surpreendendo com as diversas opções de financiamentos imobiliários que existem disponíveis. Entretanto, como o mercado imobiliário é repleto de complexidade, burocracia e papelada, é importante que as pessoas se protejam e conheçam exatamente como o financiamento funciona para que não tenha surpresas ou problemas após o fechamento do negócio.
Preparamos esta matéria com os principais mitos e especulações acerca do financiamento imobiliário. Confira:
Para compor renda é preciso ser casado legalmente
MITO: Devido o alto valor dos imóveis hoje no Brasil poucas pessoas conseguem comprovar renda comprometida de no máximo 30% sozinha, e normalmente essas pessoas se juntam com outra para comprovar renda. Estar casado legalmente com outra pessoa não é uma regra.
As regras de composição são determinadas por cada instituição bancária e, em algumas delas, o indivíduo pode compor renda com irmãos, mãe, pai, cunhados ou qualquer outro parente. A permissão será concedida de acordo com a linha de crédito e as regras da financeira
Financiar imóvel na planta é melhor
VERDADE e MITO: Quando financiamos um imóvel na planta, ele ainda vai sofre valorização no decorrer da sua construção. Essa valorização pode atingir até 30% em relação a outros investimentos.
As pessoas costumam comprar imóvel na planta, pois o financiamento só começa a ser pago quando o comprador estiver com as chaves em mão, então esse tempo é usado para pagar a entrada, por exemplo.
Partindo dessas informações, temos uma verdade. Porém, a mesma informação pode ser considerada um mito.
O imóvel vendido na planta só tem um valor mais baixo devido aos riscos do projeto, riscos que são compartilhados entre compradores e construtora. Comprovando isso, os valores aumentam no decorrer do financiamento.
Antecipar as parcelas vale a pena
VERDADE: Caso a antecipação das parcelas não venha a apertar o orçamento da família, será a melhor opção do consumidor. Os bancos costumam dar descontos em casos de antecipação e isso pode ser uma vantagem, reduzindo o valor final pago pelo imóvel.
Algumas dúvidas podem surgir antes de um financiamento, o melhor conselho é: pesquise! Além de pesquisar, leia atentamente o contrato, procure ajuda de um profissional e evite problemas posteriores. O ideal é ter alguém da área, como um corretor imobiliário, para intermediar e tirar todas as dúvidas.
Os juros são muito altos
MITO. Os juros oferecidos atualmente pelas instituições bancárias variam de 9 a 11% ao ano. Esse é um índice baixo se compararmos a outros financiamentos, como os de automóveis, que podem chegar a 26%. Existem também outros incentivos, como o Casa Verde e Amarela, que auxilia na aquisição de casa popular.
A Caixa Econômica Federal sempre foi a primeira opção dos brasileiros para financiamento imobiliário, e isso fez com que outros bancos começassem a oferecer taxas mais convidativas para ser mais competitivo e assim conseguir mais clientes.
Essa concorrência é benéfica para a população pois acaba tendo poder de escolher e pode visualizar como será o financiamento ao longo dos anos.
Qualquer pessoa pode financiar um imóvel.
MITO. É preciso atender a todas as condições exigidas pela instituição financeira que vai liberar o crédito, então você estará apto a fazer o financiamento imobiliário sem restrições. Por isso, é importante prestar muita atenção a quais são essas exigências para se preparar e verificar se você está no perfil.
A análise dos bancos e, até mesmo, das construtoras que financiam o imóvel são criteriosas, exigindo a documentação completa de quem pretende financiar. Tudo será avaliado como forma de garantir que você tenha condições de arcar com as despesas que se seguirão à compra imóvel.
Gostou das dicas? Quer ver mais dicas como esta? Acesse nosso acervo de artigos aqui no blog.