Os melhores tecidos usados em móveis para quem tem pet em casa

Os pets fazem parte da nossa vida e muitas pessoas gostam de ter a companhia desses bichinhos dentro do seu lar. É comprovado cientificamente que eles ajudam no controle de doenças como depressão e ansiedade e agregam qualidade à vida dos seres humanos de forma geral. 

Cães e gatos são carinhosos, brincalhões, divertidos e uma ótima companhia para quem gosta de animais. No entanto, se o dono não tomar certos cuidados, eles podem causar um enorme estrago e prejuízos em móveis, estofados e eletrodomésticos. É importante adotar algumas medidas e adaptar a sua casa ou apartamento para que eles vivam em harmonia com a mobília sem trazer prejuízos e desastres. 

Os filhotes de cães e gatos também têm o costume de morder objetos, incluindo fios elétricos. Uma dica para combater isso, é importante utilizar canaletas que escondam e protejam a fiação dos eletrodomésticos, evitando assim que os equipamentos sejam danificados e que os animais se machuquem levando um choque.

Dentro outros estragos, um dos preferidos dos animais, principalmente dos gatinhos, é o querido sofá, que costuma ser um dos ítens mais caros da sua sala de estar, inclusive.  Hoje separamos dicas de quais tecidos são mais adequados para o seu estofado na tentativa de evitar ou minimizar os danos. Confira as dicas:

Suede

Esse é um tecido com alta resistência, toque macio e aveludado, o tecido suede lembra a camurça e tem se tornando cada vez mais utilizado para estofamento de sofás e poltronas. Para quem tem gatos em casa, esse tipo é excelente, pois não solta fios ao ser puxado pela unha do animal,  ou seja, ele não desfia. Além disso, ele é fácil de limpar e é resistente à umidade. É uma excelente opção

Couro sintético

Se o seu cachorro adora fazer xixi em lugares inapropriados e caso esse local seja o sofá, almofada ou outro móvel estofado, você pode optar pelo couro sintético para revestir esses itens. Isso porque ele não absorve umidade e odores e também é fácil de limpar. Apesar de parecer rígido à primeira vista, esse tecido é bastante confortável, com exceção de lugares muito quentes, o que pode deixar um pouco desconfortável. 

Acquablock

Se você já tentou de todas as formas educar seu pet a não fazer xixi no sofá mas ainda não conseguiu, esse tecido impermeável pode ser a solução para os estofados pois ele possui o acquablock. Esse tipo de tecido é muito resistente e repele a presença de ácaros e fungos, o que aumenta a vida útil do tecido. Além dessas vantagens ele também é um tecido mais fácil de fazer a limpeza.

Linho sintético 

O linho sintético é confeccionado com fibras naturais, por isso ele é altamente lavável, antialérgico e mais difícil de desfiar. Ele está disponível em três tipos de textura: fino, intermediário e grosso.

Lona 100% algodão 

Outra opção de tecido para quem tem animal de estimação em casa é a lona 100% algodão, bastante resistente e que pode ser usada para estofar sofá, poltronas e afins. Pelo fato de ser uma trama grossa, esse tecido diminui as chances de deixar manchas e odor no móvel 

Tecido náutico 

Esse é um tipo de tecido muito utilizado para estofar bancos de barcos e lanchas devido a sua grande resistência, os tecidos náuticos passaram também a estofar móveis domésticos, principalmente os da área externa. Ele é resistente ao sol e a água, o que facilita a limpeza, evitando manchas e odores. Pode ser uma ótima opção para estofados da área externa ou gourmet.  Esse tecido é bastante resistente e dificilmente vai desfiar com as patinhas dos pets. 

Sarja

O tecido sarja também pode ser usado para estofar móveis. É um dos que tem um preço acessível no mercado e ótimo custo-benefício, ele é fácil de limpar e não retém umidade. Por ter as tramas fechadas, a sarja é mais difícil de ser desfiada se tornando mais durável.

Gostou das dicas? Depois de tantas opções você não tem mais desculpa para não ter mais um pet devido ao receio de eles estragarem seus móveis, escolhendo o material mais adequado você pode chegar em um bom equilíbrio evitando danos e prejuízos. 

Confira mais dicas como essas em nosso blog clicando aqui

Talvez você também goste