Qualquer ambiente fica mais aconchegante com uma planta. Não é preciso ter uma grande sacada para cultivá-las, muitas espécies se desenvolvem bem na sala, cozinha e até banheiro, com pouca manutenção e não ocupando muito espaço.
Os vasos e cachepôs onde se desenvolvem são uma boa aposta na composição de ambientes bem decorados. As flores acrescentam cor e diversidade para todos os ambientes, mas vale lembrar que as espécies que não produzem flores realizam menos fotossíntese e, portanto, exigem quantidades menores de sol e portanto são mais indicadas para serem cultivadas dentro de casa.
Importante ressaltar que os nomes populares podem variar muito, e por isso deve-se atentar sempre para seus nomes científicos na hora de escolher suas espécies.
Samambaia | Nephrolepis exaltata
A samambaia é bastante comum e fica super legal em ambientes internos – é uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil. Com folhas verde claro, a espécie mais comum é a Nephrolepis exaltata, cultivada em vasos e jardineiras suspensas.
Apreciam bastante luz, e algumas variedades até toleram bem algumas horas de sol direto, portanto devem ficar perto de janelas ou em ambientes com boa iluminação indireta. É importante manter o solo sempre úmido, com rega frequente, mas atentar para substratos bem drenados.

Zamioculca | Zamioculcas zamiifolia
De origem africana, esta é uma das espécies mais utilizadas em ambientes internos, por ser bastante rústica. Apresenta folhas brilhantes e em tons de verde escuro que podem chegar a 1m de altura. Se desenvolve bem em ambientes com pouca luz e também com luz indireta abundante, mas evitar o sol direto, que pode prejudicar suas folhas.
Tolera ambientes com ar condicionado. Não recomendada para espaços onde circulam cachorros ou crianças, suas folhas podem ser tóxicas quando ingeridas. Deve ser cultivada em substrato drenável, ricos em matéria orgânica. A rega não deve ultrapassar uma vez por semana.

Lírio da paz | Spathiphyllum wallisii
Não confundir com o copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), o lírio da paz é originário do norte da América do Sul e também possui folhas verde escuro brilhantes e floração na cor branca, mas é menor, muito menos exigente e mais resistente. Comumente oferecida em sinal de boa sorte e de paz, também é atribuída a ela propriedades purificadoras de ar.
Se desenvolve bem em solos ricos em matéria orgânica e em ambientes de luz indireta e meia sombra. Pode florescer o ano todo, mas sobretudo na primavera e verão, com flores brancas e sem perfume. Não ultrapassa 1 m de altura, e suas folhas sofrem se diretamente expostas ao sol direto. A rega deve atentar para que o solo se mantenha sempre úmido.

Cactáceas e Suculentas
Existem várias espécies de suculentas e cactáceas e são muito utilizadas para ornamentação de ambientes internos, isoladas ou em pequenos grupos. Muito usadas na composição de pequenos terrários, estas plantas exigem pouca manutenção e rega cuidadosa, que não deve ser superior a uma vez por semana – a maioria não tolera água em excesso pois pode apodrecer suas raízes.
As cactáceas se desenvolvem melhor em ambientes de maior iluminação, já as suculentas preferem luz mais indireta, mas para ambas deve-se evitar o sol direto.

Palmeira-ráfia | Rhapis excelsa
De grande uso em ambientes tanto internos como externos, esta palmeira de origem asiática possui múltiplos caules finos e longos, e cresce ereta e em touceiras, com folhas plissadas verde escuras e brilhantes.
Se desenvolve bem em quase qualquer tipo de iluminação, desde sol direto à pouca luz. A rega deve ser frequente, mas sem deixar a terra encharcada.

É importante compreender, porém, que cada planta é única e precisam ser cuidadas desta maneira. Algumas delas, por exemplo, não sobrevivem em apartamentos, pois precisam de mais espaço e cuidados específicos. Diferentemente de outros tipos, que com um pouco de dedicação, contribuem e muito para trazer a natureza para dentro do cômodo. Confira as dicas para escolher as melhores plantas para ambientes internos.
Plantas: Escolha as que sobrevivam em ambientes com pouca iluminação
As plantas realizam o processo de fotossíntese, e para que ele ocorra, precisam da luz do sol. Portanto, sem luz, as plantas não realizam o processo e não conseguem sobreviver no local.
Em apartamentos, o mais indicado são plantas que não toleram muita luz ou então, que não precisam receber luz diretamente — Visto que, espécies como orquídeas, samambaias, jiboias, suculentas e lírios-da-paz são ótimas opções para quem mora em apartamento. Deixá-las próximas a espaços com ventilação, com mais entrada de luz como na varanda ou próximo à janela, é uma boa opção.
Plantas: Precisam sobreviver em vasos
Ter plantas em apartamento tende a significar a ausência de um espaço natural especial para plantar e cultivar suas folhagens e flores. Por isso, opte por espécies que consigam sobreviver de forma saudável em vasos, que possam ser suspensas nas paredes ou em cima dos móveis.
Além disso, uma boa composição de plantas, mais a escolha de vasos que combinam com a decoração, transforma o ambiente não apenas em um espaço energeticamente positivo, mas agradável aos olhos.
— Plantas em vasos podem deixar o ambiente mais bonito, também ajudam na redução do nível de estresse, pois a cor verde natural na decoração tem a função de acalmar. As plantas elevam a umidade do ar no ambiente, e possuem a capacidade de refrescar o ambiente por conta da evaporação da água.
Hortas são uma boa opção
Especialmente nas varandas ou na cozinha, o cultivo de temperos e chás pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento e busca nas plantas uma decoração mais agradável e, ao mesmo tempo, que traga benefícios medicinais.
Para o cultivo da horta, é importante lembrar que as plantas escolhidas precisam se adaptar a vasos menores, então, a melhor escolha são espécies com raízes curtas e que crescem de maneira saudável, utilizando apenas água e terra. Agrião, tomatinhos, manjericão, melissa e orégano são algumas das opções.
Ter uma pequena horta dentro de casa, não apenas auxilia no embelezamento e nos aromas do ambiente, mas incentiva o cuidado na sua alimentação, além da possibilidade de criar um hobby.
Plantas: Cuidando dentro de casa
As plantas são seres vivos, assim como todos nós, precisam de cuidados para que possam cumprir com o papel delas de purificar os ambientes e embelezá-los. É necessário avaliar o quanto de tempo será disponibilizado para o cultivo, já que elas precisam de atenção.
É interessante que o cuidado com as plantas seja diário, ou, se não for possível cuidá-las diariamente, então deve-se observar a necessidade de rega e de luz. Escolher espécies com cuidados semelhantes é uma opção, pois cada uma terá uma necessidade de um cuidado mais específico, como o tipo de substrato utilizado e a escolha do vaso adequado.
Gostou desse post? Confira mais em nossa seção Dicas!