Atualmente, há muitos tipos de apartamento no ramo imobiliário para as pessoas que estão querendo se mudar. Torna-se difícil saber qual é a melhor opção e quais são as diferenças entre esses projetos imobiliários, tamanha a quantidade de denominações que os empreendimentos têm.
E o interessante dessas opções é que para cada uma delas há uma necessidade específica. Você está procurando por um imóvel para alugar ou comprar, mas não consegue entender muito bem os nomes que vê nos anúncios?
Veja, a seguir, a lista com os diferentes tipos de apartamentos que existem hoje no mercado!
Kitnet
São imóveis menores e bem compactos indicados para pessoas que moram sozinhas, para um casal sem filhos e para pessoas que recebem poucas visitas. O kitnet, na maioria das vezes, apresenta dois cômodos — um banheiro e uma sala-quarto que é ligada à cozinha — ou 3 cômodos — cozinha, banheiro e uma sala-quarto.
Logo, tais ambientes tendem a ser embutidos em apenas uma área útil, não havendo divisões específicas. Ou seja, o quarto costuma ser integrado à sala ou à cozinha. Muitas vezes, a divisão é feita somente com o banheiro. Quanto à metragem, em regra, não ultrapassa os 40 metros quadrados.

Loft
Um novo conceito de empreendimento, que não necessariamente precisa ser pequeno. Os lofts abusam da sensação de amplitude de espaço e não oferecem nenhum tipo de divisão.
Por serem abertos, oferecem boa circulação. Não é muito indicado para quem tem família e filhos. É mais indicado para solteiros e casais sem filhos ou com animais. São projetos bem bonitos e, em alguns casos, podem até oferecer um mezanino.

Studio
Esse tipo de apartamento, assim como o loft, não tem os ambientes divididos por paredes. Então qual é a diferença entre eles? A diferença está no tamanho do imóvel, pois o studio tende a ser menor que o loft.
Você sonha em morar em um ambiente aconchegante e moderno? Um studio é uma ótima opção para quem busca tais características aliadas à praticidade.
Trata-se de um espaço que traz mais comodidade por conta da privacidade que oferece, como ter um espaço gourmet, jardim ou até mesmo uma piscina, disponível exclusivamente ao morador.

Padrão
O apartamento padrão é o mais conhecido, afinal, é o que vemos por aí todos os dias. Um imóvel com divisões bem perceptíveis, com 2 ou 3 quartos, além de banheiro, cozinha e sala. É a escolha para uma infinidade de públicos, desde solteiros até casais com filhos. Acaba sendo a preferência entre as pessoas por não fugir do tradicional.

Duplex
Investimento para quem busca algo mais amplo do que um apartamento padrão normal. Os duplex são imóveis como os apartamentos padrões, porém com um andar a mais.
Geralmente, têm dois ou mais dormitórios e, pelo fator de oferecer um espaço mais amplo, são moradias ideais para um casal ou para uma família com filhos. Na maioria das vezes, os apartamentos duplex ficam na cobertura do prédio, mas é claro que isso não é regra absoluta. Esse tipo de apê também pode ficar no primeiro andar, por exemplo.

Triplex
Esse aqui é para quem precisa de bastante espaço. Diferente do duplex, o triplex tem três andares à disposição dos moradores. Costumeiramente, o terceiro funciona como uma sacada ampliada e uma área de lazer, com churrasqueira e piscina, dependendo do tamanho do imóvel. São investimentos mais caros e para pessoas que têm poder financeiro maior para investir.

Cobertura
As coberturas são as construções localizadas no andar mais alto de um prédio. São imóveis amplos e, na maior parte das vezes, com a metragem maior do que um apartamento convencional do prédio.
Elas geralmente contam com algumas facilidades de luxo, lembrando que esses são os aspectos principais que diferenciam esse tipo de apartamento das outras unidades de um prédio. A área total construída da cobertura é bem maior que os outros apartamentos e ela ainda oferece espaços de lazer externo, como piscinas e churrasqueiras.

Garden
Esses tipos de apartamento, também conhecido como giardino, fica no térreo e oferecem aos moradores a opção de ter um jardim, uma horta e um pequeno quintal, por exemplo. Entre as vantagens dos gardens, podemos ressaltar a facilidade de acesso, já que os moradores só terão que passar pelo portão do condomínio para ter acesso ao apartamento.
Outro grande benefício é o preço menor. Isso porque os apartamentos que ficam no térreo tendem a custar menos do que os que ficam nos andares superiores. O que também pode ajudar muito na hora da venda.
Mas é importante destacar que, dependendo do condomínio, pode ser que a vista dos moradores seja um muro, enquanto os moradores dos apartamentos dos andares mais altos ficam com a paisagem da cidade ou da natureza, dependendo da localização. Além disso, dependendo do prédio, um apartamento Garden pode ter também dificuldade de ventilação, caso as janelas estejam muito próximas da parede.
Esse é um tipo de apartamento indicado para famílias, especialmente as que têm crianças pequenas, já que elas podem brincar nos jardins com toda segurança. E, claro, os pets também se beneficiam dos imóveis tipo giardino.

Flat
Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre os flats. Esses tipos de apartamento localizados em prédios nos quais são oferecidos serviços de hotelaria, como limpeza, serviço de quarto, lavanderia e refeitório.
Eles são construídos para uso misto, ou seja, os flats podem ser ocupados por moradores fixos ou por um aluguel temporário, como se faz em hotéis, por exemplo. O flat é um apartamento confortável e muito interessante para as pessoas que não têm tempo, devido à rotina corrida.

Gostou desse post? Confira mais em nossa seção Dicas!