Procurar um imóvel requer muita atenção em diversos detalhes para achar aquele lar perfeito para chamar de seu. Nessa procura, é comum muitos tratarem sacada, varanda e terraço como sinônimos, mas não é bem por aí…
Crer que esses três termos significam a mesma coisa é um erro bastante comum, erro este que é muitas vezes até mesmo cometido pelos próprios responsáveis pelos empreendimentos. Mas é de extrema importância que quem esteja buscando um imóvel para alugar, comprar ou vender compreenda muito bem as diferenças de cada um.
Pensando nisso, entenda abaixo as diferenças entre terraço, sacada e varanda!
VARANDA
A varanda é originalmente conhecida por ser uma extensão do apartamento, localizada na fachada do imóvel. Em apartamentos, é comum que a varanda esteja ligada diretamente a uma sala e/ou cozinha.
Mas também é comum atualmente vermos muitos moradores optando pela sua integração com outros cômodos, já que isso proporciona mais amplitude e convivência com as demais pessoas que moram no local.

Inclusive, hoje em dia é normal encontrarmos uma variação de varanda que tem sido bastante difundida no mercado imobiliário: a varanda gourmet. A varanda gourmet se diferencia da varanda comum por já estar equipada com uma churrasqueira ou um cooktop.
Mas a verdade é que as varandas podem ser aproveitadas de muitas formas, como: transformá-la em uma sala de jantar, espaço para os pequenos brincarem, um cantinho para relaxar, um jardim e até mesmo adaptá-la para virar um home office, como muitos fizeram em 2020, por conta da quarentena. Mas isso depende do tamanho da varanda e, claro, da criatividade de cada morador.
SACADA
A sacada está presente em apartamentos e/ou sobrados, e trata-se de uma estrutura que se projeta para fora, geralmente não estando alinhada à fachada do imóvel. Além de serem identificadas com mais facilidade por criarem uma espécie de efeito tridimensional no edifício.
A sacada geralmente encontra-se ligada a uma janela ou porta de acesso de áreas sociais ou espaços mais pessoais, como quartos e suítes.

Mesmo não estando integrada ao interior do imóvel, a sacada possui muitas utilidades e pode ser aproveitada de muitas formas criativas, como um cantinho para relaxar ou um jardim vertical, por exemplo. Assim, compreendemos que as sacadas necessitam pairar sobre um nível para serem denominadas desta forma.
E entender isso faz com que se sane uma dúvida muito comum, a de que não existe uma sacada em uma casa térrea.
TERRAÇO
Quando se fala nas diferenças entre terraço, sacada e varanda, o terraço é o que mais se diferencia dos demais. Isso porque ele se encontra na parte superior da construção, sendo mais comum em coberturas e sendo um local com mais proveito de espaço, além de geralmente ser descoberto.
Além disso, o terraço geralmente comporta jardins mais amplos e até piscinas. O terraço está normalmente ligado a uma cozinha ou sala, funcionando como uma espécie de extensão do apartamento ao ar livre.
Trata-se de um espaço que traz mais comodidade por conta da privacidade que oferece, como ter um espaço gourmet, jardim ou até mesmo uma piscina, disponível exclusivamente ao morador.

Além disso, por estar ao ar livre, dependendo da posição que o imóvel se encontra, o terraço garante uma vista única aos moradores. É possível encontrar alguns empreendimentos com um terraço comunitário, ou seja, um lugar para todos os moradores usufruírem.
Porém, isso acaba sendo mais comum em outros países, como os Estados Unidos, do que aqui no Brasil.
SACADA, VARANDA OU TERRAÇO: QUAL ESCOLHER?
Decidir entre os três espaços é algo extremamente pessoal, já que é preciso considerar alguns fatores, como localização, quanto se possui para investir ou até mesmo a rotina de cada morador.
Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de realizar reuniões e confraternizações com amigos e familiares, um imóvel com terraço ou varanda são as opções mais viáveis. Assim como a varanda também pode ser uma ótima opção para quem está buscando um lugar para descansar.
Já que, como falamos acima, esse espaço pode se transformar em um cantinho de meditação, leitura e até mesmo um lindo jardim. As sacadas dependem muito da funcionalidade da área do imóvel, visto que é comum encontrar empreendimentos com sacadas dormitórios, o que possibilita criar um espaço exclusivo do morador, bem aconchegante e sem intenção de se tornar um local para receber visitas.
Tudo depende do tamanho da sacada, pois também existem imóveis de alto padrão que trazem uma estrutura diferenciada.
Gostou desse post? Confira mais em nossa seção Dicas!